ULTRA-SONOGRAFIA


A ultra-sonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver, em tempo real, as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultra-som em geral utilizam uma frequência variada dependo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 Mhz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contacto com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.
A ultra-sonografia permite também, através do efeito Doppler, conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade fértil.
A ultra-sonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou este método num instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treino constante e uma conduta participativa do usuário.


História


Na evolução da espécie humana, os ultra-sons (US) têm sido utilizados em diferentes aplicações, que vão desde as tecnológicas às dedicadas ao diagnóstico médico.
Os princípios dos US foram estudados no século passado por Jobin Strutt, que publicou" A Teoria do Som" em 1877. Em 1912, a tragédia do Titanic foi um dos vários acidentes que incentivaram os cientistas na procura de métodos de detecção de obstáculos no mar.E já durante a 2ª Grande Guerra a Marinha utilizou os eco pulsados para detectar os movimentos dos submarinos inimigos; a Indústria utiliza-os na detecção de falhas nos materiais, como acontece no domínio da aviação onde permitem a detecção precoce de fissuras nas asas dos aviões. Muitos outros exemplos da sua aplicação em áreas não médicas poderiam ser dados (metalurgia, por exemplo, para detecção de fissuras em metais).


A utilização dos ultra-sons em medicina foi feita primeiramente no âmbito terapêutico, tendo sido empregado empiricamente em várias áreas, desde o tratamento de artrite reumatóide até tentativas de remissão da Doença de Parkinson em neurocirurgia. Em 1940, chegou a ser considerado uma verdadeira panacéia, mas como sua utilização não se fundamentava em comprovações científicas, o método foi gradativamente abandonado devido à falta de resultados satisfatórios.

Nesta mesma década, idos de 1940, o ultra-som foi utilizado pela primeira vez em medicina diagnóstica. Karl Theodore Dussik, neuropsiquiatra da Universidade de Viena, tentava localizar tumores e verificar o tamanho dos ventrículos cerebrais, através da mensuração da transmissão dos sons pelo crânio.

O médico Americano Douglas Howry, auxiliado por sua esposa também médica, Dorothy Howry, também é considerado um dos pioneiros na utilização da ultra-sonografia diagnóstica, tendo sido condecorado pela Sociedade de Radiologia da América do Norte em 1.957. Entretanto, nesta época o paciente tinha que ficar submerso e imóvel dentro de uma banheira com água para a realização do exame. Um procedimento nada prático e que produzia imagens de baixa qualidade e resolução.


Na década de 1950, foi desenvolvido o método utilizado ainda hoje. A banheira de água foi substituída por uma pequena quantidade de gel (parecido com aquele usado nos cabelos), que serve para aumentar e melhorar a superfície de contato entre a pele e o "transdutor". O transdutor é o nome dado a qualquer dispositivo que transforme um tipo de energia em outro; como exemplo, podemos citar de forma análoga um alto-falante, que transforma os impulsos elétricos que chegam através dos fios em som, ou seja, energia elétrica em energia sonora.


Na natureza encontramos exemplos de animais que utilizam o ultra-som para se localizar e caçar, como os golfinhos e os morcegos, que não tendo uma visão muito aguçada, substituíram-na pela audição.


A primeira observação sobre os morcegos foi feita em 1793, por Spallanzani, naturalista italiano. Constatou que os morcegos, mesmo impedidos de enxergar, desviavam-se de obstáculos e apanhavam as suas presas no ar. Ao contrário, quando eram impedidos de ouvir, através da aplicação de tampões de cera em seus ouvidos, porém com a visão mantida, perdiam completamente a capacidade de orientação em vôo.



Características

Na realização do exame ultra-sonográfico, utiliza-se um aparelho com complicado mecanismo electrónico, que consegue transformar energia eléctrica em energia acústica e vice-versa, e posteriormente, os sinais eléctricos em imagem projectada num monitor de televisão, onde são visualizados os órgãos do corpo humano.

Durante o exame ultra-sonográfico acomoda-se confortavelmente o(a) paciente numa maca/cama, aplica-se o transdutor com gel, deslizando delicadamente sobre a pele da região a ser analisada. Neste caso, o transdutor é o responsável por transformar os ecos reflectidos pelo interior do corpo humano em sinais que serão descodificados electronicamente em uma imagem que, por sua vez, será interpretada pelo médico que estiver realizando o exame.

Esta modalidade de diagnóstico por imagem apresenta características próprias:
· É um método não invasivo ou minimamente invasivo.
· Apresenta a anatomia em imagens seccionais ou tridimensionais, que podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial.
· Não possui efeitos nocivos significativos dentro das especificações de uso diagnóstico na medicina.
· Não utiliza radiação ionizante.
· Possibilita o estudo não invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito Doppler.
· Permite a aquisição de imagens dinâmicas, em tempo real, possibilitando estudos do movimento das estruturas corporais.
O método ultra-sonográfico baseia-se no fenómeno de interacção de som e tecidos, ou seja, a partir da transmissão de onda sonora pelo meio, observamos as propriedades mecânicas dos tecidos. Assim, torna-se necessário o conhecimento dos fundamentos físicos e tecnológicos envolvidos na formação das imagens do modo pelo qual os sinais obtidos por essa técnica são detectados, caracterizados e analisados correctamente, propiciando uma interpretação diagnóstica correcta.
Além disso, o desenvolvimento contínuo de novas técnicas, a saber: o mapeamento Doppler, os meios de contraste, os sistemas de processamento de imagens em 3D, as imagens de harmónicas e a elastometria exigem um conhecimento ainda mais amplo dos fenómenos físicos.
A ultra-sonografia pode contribuir como auxílio no diagnóstico médico e veterinário, sendo sua aplicação mais ampla actualmente em seres humanos. Pode acompanhar durante a gravidez o bebé desde seus primórdios ao nascimento, avaliando aspectos morfo-funcionais. Permite ainda a orientação de processos invasivos mesmo antes do nascimento.Interage e auxilia a todas as demais especialidades médicas e cada vez mais firma-se como um dos pilares do diagnóstico médico na actualidade.


2 comentários:

Dr. Hagamenon disse...

http://www.lucassolutions.com.br

Comprei o PrintServer nesta empresa. Recomendo

Dr. Hagamenon disse...

http://www.lucassolutions.com.br

Comprei o PrintServer nesta empresa. Recomendo