DENSITOMETRIA ÓSSEA

A Densitometria óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.
Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos. Os aparelhos hoje utilizados conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames, a exposição a radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico. O técnico do sexo feminino pode trabalhar mesmo estando grávida.
As partes mais afectadas na osteoporose são: o colo do fémur, coluna, a pelve e o punho. As partes de interesse na obtenção das imagens para diagnóstico são o fémur e a coluna vertebral.
Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequente predição do índice de fractura óssea.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a osteoporose é definida como doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da micro-arquitectura do tecido ósseo.
É recomendado que se repita anualmente a densitometria óssea para que o médico controle o acompanhamento evolutivo da osteoporose.
O objectivo de se fazer uma densitometria óssea é avaliar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fracturas e auxiliar no tratamento médico. O paciente não necessita de preparo especial e nem de jejum. O exame leva aproximadamente 15 minutos. A osteoporose pode ser controlada.


2 comentários:

Anónimo disse...

DENSIDADE = MASSA DIVIDO PELO VOLUME, e o resultado se dá na grandeza cm³ ou m³ "CUBICA", outra forma seria falar em "densidade demografica" população por km². Será que este equipamento super moderno que emite raio x nas pessoas faz magica nos calculos de densidade?

Sou físico formado pela UFPB e estou idgnado com os equipamentos de "DENSITOMETRIA" como o proprio nome aponta ele deveria medir a densidade, que é uma medida volumétrica ou seja "CUBICA" , como pode o laudo sair em cm² "AREA" que absurdo, ainda me informei que em varios países o uso deste equipamento está proíbido.
Fui alêm, pesquisei que a doença que este equipamento diagnostica, é a OSTEOPOROSE, nas literaturas dizem que está doença é sistemica, ou seja, generalizada que todo o organismo tem. Como pode ainda o laudo deste equipamento apontar que a pessoa tem osteopinia na coluna e estar dentro da normalidade no femur? então a osteoporose é uma doença localizada?
Se eu estiver errado, por favor alguem me convensa do contrário.

Anónimo disse...

Volta para a escolinha.
Te convenço que convença vem do verbo conhecer, por tanto se escreve com Ç e não com s (convenSa) como vc escreveu. Convencido? ou vai colocar a culpa no teclado?