O IMPACTO DOS RAIOS X

A descoberta dos Raios X provocou um impacto extraordinário no mundo da medicina, estes permitem que um paciente seja examinado internamente sem nenhuma cirurgia.
Porém apesar de todos os convenientes os Raios X também podem ser perigosos. No princípio de toda a descoberta dos Raios X, muitos foram os médicos a ficarem expostos e a exporem os seus pacientes aos feixes por longos períodos de tempo. Consequentemente, médicos e pacientes começaram a desenvolver doenças causadas por radiação e a comunidade médica percebeu que havia algo que estava errado.

O problema é que os Raios X são uma forma de radiação ionizante. Quando a luz normal atinge um átomo, esta não muda esse átomo de forma significativa, mas quando a radiação X atinge um átomo, este pode expulsar electrões do átomo, criando assim um ião, um átomo eletricamente carregado. Dá-se então, a colisão de electrões livres com outros átomos para criar mais iões.

A carga elétrica de um ião pode gerar uma reacção química anormal dentro das células. Entre outras coisas, a carga pode quebrar as cadeias de DNA. Uma célula com uma cadeia de DNA quebrada pode morrer ou o DNA desenvolver uma mutação. Se várias células morrerem, o corpo pode desenvolver várias doenças. Se o DNA sofrer mutação a célula pode se tornar cancerígena - e este cancro pode-se espalhar pelo resto do corpo. Se a mutação ocorre em um espermatozóide ou em um óvulo, pode causar deficiências no feto. Assim, e por todos os riscos a que os pacientes são submetidos, actualmente, a utilização de Raios X por parte dos médicos é feita de uma forma moderada.

Mesmo com todos estes riscos, o raio X continua a ser uma opção mais segura que a cirurgia. As máquinas de raios X são ferramentas médicas valiosas, assim como são valiosas em segurança e em pesquisa científica, sendo uma das invenções mais úteis de todos os tempos.

2 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde presisei entrar numa salade raio-x com minha sobrinha e esqueçi que eu estava gravida de dois meses, qual a consequençia ou o perigo da minha gravidez,

Anónimo disse...

A exposição a raio x nos primeiros três meses de gestação é muito prejudicial para o feto e existe até risco de má formação. Sugiro você ir ao médico urgente.