IMAGEM NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A maioria dos exames de imagem usa o contraste injectável, ou corantes, em certos procedimentos. E a ressonância magnética não é alheia a este facto utilizando também o mesmo método. O que é diferente é o tipo de contraste utilizado, como ele funciona e o motivo de sua utilização.

O contraste ou corante utilizado em uma radiografia e em uma tomografia computadorizada funcionam da mesma maneira pois ambos os métodos utilizam raios X (radiação ionizante). Estes agentes impedem que os fotões da radiação X passem pela área em que estão localizados e atinjam a imagem. Assim sendo, é perceptível um gradiente de diferentes níveis de densidade na imagem, tanto nas radiografias tanto nas tomografias computadorizadas.

O contraste utilizado na ressonância magnética tem uma diferença fundamental: funciona alterando o campo magnético local do tecido que está sendo examinado, sendo que o tecido normal e anormal não irão reagir da mesma maneira a essa pequena alteração e criarão sinais diferentes. Estes sinais variantes são transferidos para as imagens, permitindo que visualizemos vários tipos de anomalias nos tecidos e processos de doenças de uma forma bastante melhor do que a que veríamos sem o contraste.

Sem comentários: