RADIAÇÃO NA TOMOGRAFIA

Desde a descoberta da Tomografia Computorizada que o uso deste método de diagnóstico tornou-se bastante popular e vulgar sendo difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em Tomografia. No entanto, há quem considere que o uso desta técnica é desnecessário em alguns casos e que são necessários mais cuidados com os riscos da grande exposição à radiação. Para obter um exame com alta resolução e definição de imagem é necessário que o paciente seja submetido a uma dose de radiação bem maior relativamente à dose de radiação que iria ser submetido se realizasse uma radiografia convencional.

Em Novembro de 2007, David Brenner e Eric Hall, do Centro de Pesquisa Radiológica da Universidade Colúmbia (EUA), publicaram um trabalho na prestigiosa revista The New England Journal of Medicine, alertando para a possível subestimação do potencial efeito cancerígeno de um terço das tomografias realizadas nos Estados Unidos. Segundo eles, pode haver um grande problema de saúde pública se o uso da TC crescer na proporção observada actualmente. Os responsáveis pelo estudo estimam que, em poucas décadas, aproximadamente 2% dos casos de cancro nos EUA poderão advir das tomografias realizadas actualmente.

De Roentgen a Hounsfield, a centenária história dos raios-X tem mostrado um padrão característico. Como num processo dicotómico, as descobertas inicialmente fascinam pelo inusitado e pelas possibilidades de aplicações médicas e tecnológicas, para no momento seguinte causarem inquietação pelos efeitos secundários. Entretanto, sempre que emerge a inquietação, a humanidade busca um compromisso no qual os benefícios sejam potencializados e os riscos, minimizados. O recente alerta de Brenner e Hall faz parte desse processo, como também fazem parte enaltecedoras observações registradas na literatura. Não existe maneira de não nos deixarmos impressionar com a qualidade das imagens obtidas com a tomografia computadorizada. Se assim não fosse, como explicaríamos o interesse recente pelo tratamento artístico destas mesmas imagens?

Sem comentários: