MEDICINA NUCLEAR



A especialidade de Medicina Nuclear surgiu no início dos anos 50 com o desenvolvimento de um aparelho denominado tubo fotomultiplicador, o qual converte um sinal luminoso, de fraca intensidade, em corrente eléctrica. O fotomultiplicador é acoplado a um material que se torna luminescente (cintilante) quando atingido por radiação de energia elevada, obtendo-se assim um detector de radiações extremamente eficiente. Nos anos 50, materiais de cintilação muito eficientes, como o iodeto de sódio (NaI), passaram a poder utilizar-se com maior facilidade, o que permitiu o desenvolvimento do "scanner" linear durante as décadas de 50 e 60.

Este aparelho, essencialmente constituído por um colimador de chumbo, um cristal de iodeto de sódio e um fotomultiplicador, fazia um varrimento sobre o doente dando origem a uma imagem da distribuição da radioactividade no corpo humano. A câmara-gama começou por ser desenvolvida por Hal Anger, em 1957, e consistia num disco de iodeto de sódio de grande diâmetro, associado a uma série de fotomultiplicadores. Com a introdução, em 1964, do tecnécio-99m (Tc-99m) a câmara-gama rapidamente se tornou no instrumento de imagem mais utilizado em Medicina Nuclear. Nos anos 60, Kuhl e Edwards fizeram a demonstração de uma versão tomo gráfica da câmara-gama. A interface da câmara-gama com os computadores surgiu nos anos 70 e evoluiu nos últimos quinze anos, para dar origem à câmara-gama digital, que hoje se conhece.

A imagem cintigráfica baseia-se na capacidade de detectar radiação gama e X emitida por material radioactivo. Os modernos detectores de radiação são capazes de avaliar a distribuição do material radioactivo no corpo humano, podendo determinar a fixação e excreção do material de um determinado órgão e, assim, gerar imagens da sua actividade no corpo humano.


Equipamento de Medicina nuclear

1 comentário:

DMV07 disse...

Lamento o post referente à Medicina Nuclear encontra-se ERRADO!!!!

Devem de ter mais cuidado com as vossas referências!

Deixo aqui uma boa dica...

wwww.snm.org - Sociedade de Medicina Nuclear nos EUA

www.eanm.org - Associação Europeia de Medicina Nuclear

Melhores posts daqui para o futuro!!