
A Tomografia ganhou o estatuto de pilar do diagnóstico radiológico até aos finais dos anos 70, quando se iniciou a utilização de minicomputadores e do método transversal axial, sendo o último graças ao trabalho de Godfre

Hounsfield concebeu a ideia da tomografia computorizada em 1967, anunciando-a publicamente em 1972. O americano Allan McLeod Cormack da Tufts University, Massachusetts, inventou um processo semelhante ao seu homónimo inglês, e ambos, Hounsfield e Cormack, receberam o Prémio Nobel da Medicina, em 1979.
O protótipo inicial, em 1971, realizou cerca de 180 leituras do corpo humano, através de ângulos diferentes, cada um em 1 º, em cerca de 5 minutos. As imagens provenientes destas leituras demoraram cerca de 2h e 30 minutos a serem processadas, sendo a reconstrução feita através de técnicas algébricas.

As vertentes técnica e de aplicação clínica da Tomografia nos diversos órgãos e sistemas têm sido assunto para a publicação, desde então até hoje, de compêndios e tratados, abordando de forma exaustiva a verdadeira revolução resultante do seu aparecimento, quer em investigação de diagnóstico, quer na melhoria dos cuidados de saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário